As configurações iniciais da máquina Butt Fusion

As configurações iniciais da máquina Butt Fusion

Resumo

Este artigo compartilhará especificamente como configurar o soldador de topo corretamente, para ajudá-lo a conectar a tubulação com os parâmetros corretos do processo de soldagem, garantindo a operação normal.

As configurações iniciais da máquina Butt Fusion
as etapas e precauções específicas sobre as configurações iniciais da máquina de fusão de topo
No artigo anterior, compartilhamos o método de melhoria da máquina de solda a topo em detalhes, mas se queremos o funcionamento normal da máquina de solda a topo, devemos operar corretamente as configurações iniciais. A seguir estão as etapas e precauções específicas sobre as configurações iniciais da máquina de fusão de topo.

Posicionamento do Equipamento

Uma máquina de solda de topo é normalmente usada dentro de um abrigo de proteção, e não em uma escavação. Desvios a isso são permitidos desde que os princípios básicos que estabelecemos no artigo anterior sejam considerados. Uma boa localização é, de preferência, um terreno firme e nivelado, onde a máquina de solda de topo possa ser ancorada e o tubo esteja livre para entrar e sair da máquina sem grandes forças de arrasto à medida que a solda de topo é feita.

Um abrigo é especificado para reduzir os riscos de contaminação na soldagem. Isso inclui cobrir o solo sob a máquina para evitar que vegetação ou detritos sejam puxados para dentro da máquina, por exemplo, durante o processo de soldagem. Além disso, suportes de rolos são usados para o tubo em ambos os lados da máquina de solda de topo para minimizar as forças de arrasto durante o processo de soldagem e para permitir que a coluna do tubo seja avançada para fora da máquina assim que a solda for concluída.

Os equipamentos de geração de energia devem estar localizados fora do abrigo para garantir que quaisquer gases dos sistemas de exaustão sejam ventilados para uma área que permita a dispersão rápida para evitar riscos à saúde do soldador e de sua equipe.

Comissionamento

Muitos países da Comunidade Européia possuem legislação sobre o comissionamento de máquinas em ambientes de construção que devem ser cumpridas. As máquinas de solda topo normalmente possuem partes móveis, componentes elétricos e hidráulicos que devem ser considerados neste contexto.

É normal verificar se os cabos elétricos não estão danificados, nem os conectores e unidades de controle, para evitar o risco de eletrocussão do soldador. As mangueiras e os componentes hidráulicos são verificados quanto a vazamento de fluido ou danos que possam causar ruptura da mangueira, por exemplo, para evitar ferimentos e/ou contaminação das soldas. As peças mecânicas da máquina são verificadas para confirmar que o chassi não está dobrado, todas as peças se movem de acordo com as intenções do fabricante e, quando instaladas, todas as proteções e controles de emergência estão funcionais.

Ao usar a máquina pela primeira vez, há duas considerações principais. Que a placa aquecedora esteja completamente limpa e que atinja sua temperatura de trabalho na área que se espera que esteja em contato com as extremidades do tubo durante a soldagem. Uma recomendação de boa prática para isso vem na forma de um processo de 3 etapas:

(1) Enquanto estiver frio, a placa de aquecimento pode ser retirada de sua capa protetora e limpa. Panos descartáveis sem fiapos são recomendados para limpeza, juntamente com fluido isopropanol se a contaminação de graxa ou óleo precisar ser removida. Permita que a placa volte para dentro e para fora da luva protetora algumas vezes para garantir que não seja recontaminada.

(2) A placa de aquecimento deve ser aquecida até sua temperatura de trabalho, que geralmente está na faixa de 225 a 240 ℃. Uma vez estável, as medições manuais de sua temperatura de superfície são feitas de ambos os lados da placa, em torno de toda a circunferência que se espera que esteja em contato com as extremidades do tubo, para confirmar que a temperatura da placa está correta.

(3) Uma etapa final de limpeza é então recomendada para remover quaisquer partículas finas de poeira ou contaminação que possam ficar presas nas cavidades da superfície texturizada da placa, um processo conhecido como solda fictícia. Para fazer uma solda fictícia, um procedimento de solda normal é seguido, mas o ciclo é abortado assim que a fase inicial do cordão é concluída - neste ponto, a extremidade do tubo derretido pode esfriar para que possa ser usinada novamente, pronta para fazer uma solda completa . Para alguns tubos maiores, geralmente é especificado fazer 2 soldas fictícias.

Depois de instalar a máquina no novo local e depurá-la dessa maneira, podemos fazer a primeira junta soldada por fusão, cortá-la após o resfriamento e enviá-la para testes destrutivos. Isso significa que a máquina foi configurada corretamente e o tubo fornecido está usando os parâmetros de soldagem corretos.

Por muitos anos, a RIYANG está comprometida com P&D, fabricação e vendas de máquinas de fusão de topo. Nossa linha de produtos inclui uma máquina de fusão de topo, máquina de encaixe de tubo HDPE, máquina de eletrofusão, solda de chapa plástica, máquina de fusão de soquete, ferramentas de solda de tubo, etc. nas condições mais difíceis. Ao mesmo tempo, a fim de permitir que os usuários tenham um bom senso de experiência, também fornecemos um serviço atencioso e completo. Se você estiver interessado em nossos produtos, entre em contato conosco imediatamente!