Como funciona uma máquina de solda de plástico?
- ação
- Horário Edição
- 2022/4/22
Resumo
As máquinas de soldagem de plástico comuns incluem máquinas de soldagem de plástico ultrassônicas, máquinas de soldagem de placa quente, máquinas de soldagem de plástico a laser, etc. Vamos dar uma olhada no princípio de funcionamento das máquinas de soldagem de plástico!


As máquinas de soldagem de plástico comuns incluem máquinas de soldagem de plástico ultrassônicas, máquinas de soldagem de plástico por fricção rotativa, máquinas de soldagem de placa quente, máquinas de soldagem de plástico a laser e máquinas de soldagem por fricção por vibração orbital. Vamos dar uma olhada no princípio de funcionamento das máquinas de soldagem de plástico!
1. O princípio de funcionamento da máquina de solda de plástico ultrassônica
O princípio da soldagem ultrassônica é converter a corrente de 50/60 Hz em energia elétrica de 15, 20, 30 ou 40 kHz por meio de um gerador ultrassônico. A energia elétrica de alta frequência convertida é convertida em movimento mecânico de mesma frequência pelo transdutor, que então transmite o movimento mecânico para a cabeça de soldagem por meio de um conjunto de dispositivos moduladores de amplitude que podem alterar a amplitude.
O cabeçote de soldagem transfere a energia de vibração recebida para a junta da peça a ser soldada, onde a energia de vibração é convertida em energia térmica por atrito, derretendo o plástico.
O ultrassom pode ser usado não apenas para soldar termoplásticos rígidos, mas também para processar tecidos e filmes. Os principais componentes de um sistema de soldagem ultrassônica incluem um gerador ultrassônico, um tripleto transdutor/modulador/corneta, uma matriz e uma estrutura.
2. O princípio de funcionamento da máquina de solda de plástico por fricção rotativa
Máquinas de solda plástica por fricção rotativa são geralmente usadas para soldar duas peças termoplásticas redondas. Durante a soldagem, uma peça é fixada no molde inferior e a outra gira na superfície da peça fixa.
Devido a uma certa pressão atuando sobre as duas peças, o calor gerado pelo atrito entre elas pode derreter as superfícies de contato entre elas, formando uma ligação hermética e proibida. A fusão por rotação de posicionamento consiste em girar em um tempo definido e parar instantaneamente na posição definida, tornando-se uma fusão permanente.
3. O princípio de funcionamento da máquina de solda de placa quente
As máquinas de solda por chapa quente soldam principalmente peças plásticas por meio de uma placa de aquecimento com temperatura controlada. Durante a soldagem, a placa de aquecimento é colocada entre duas peças plásticas e, quando a peça de trabalho é pressionada contra a placa de aquecimento, o plástico começa a derreter.
Após um tempo de aquecimento predefinido, o plástico na superfície da peça atingirá um certo grau de fusão. Nesse momento, a peça será separada em ambos os lados, a placa de aquecimento será removida e, em seguida, as duas peças serão unidas. Após um tempo de soldagem determinado e a profundidade de soldagem atingida, todo o processo de soldagem estará concluído.
4. O princípio de funcionamento da máquina de solda a laser de plástico
O princípio de funcionamento da máquina de solda a laser é fazer com que o raio de luz/laser passe por uma parte plástica e irradiar a superfície da outra parte plástica (ou seja, a superfície de soldagem); a superfície de soldagem é aquecida e derretida após absorver completamente a energia do feixe; as peças aplicam uma força de fixação ajustável para mantê-las firmemente juntas.
Comparado com outros processos de soldagem de plástico existentes, a vantagem do processo de soldagem a laser é que os raios de luz/laser podem aquecer e soldar toda a superfície de soldagem ao mesmo tempo, e o efeito de soldagem é mais significativo.
5. O princípio de funcionamento da máquina de solda por fricção de vibração linear
A soldagem por fricção por vibração linear utiliza a energia térmica gerada pelo atrito na superfície de contato de duas peças a serem soldadas para derreter o plástico. A energia térmica provém do movimento reciprocante de uma peça sobre a outra superfície, com um determinado deslocamento ou amplitude, sob uma determinada pressão.
Quando o grau desejado de soldagem for atingido, a vibração cessará, enquanto uma certa quantidade de pressão ainda será exercida sobre as duas peças de trabalho, permitindo que a parte recém-soldada esfrie e se solidifique para formar uma ligação firme.
6. O princípio de funcionamento da máquina de solda por fricção de vibração orbital
A soldagem por fricção por vibração orbital é um método de soldagem que utiliza energia térmica de fricção. Durante a soldagem por fricção por vibração orbital, a peça superior orbita a uma velocidade fixa — movimento circular em todas as direções. O movimento pode gerar energia térmica que leva a parte soldada das duas peças plásticas ao ponto de fusão.
Assim que o plástico começa a derreter, o movimento cessa e as partes soldadas das duas peças se solidificam e se unem firmemente. A pequena força de fixação resulta em deformação mínima da peça, e peças de até 25 cm de diâmetro podem ser soldadas com fricção de vibração orbital aplicada.
O "princípio de funcionamento da máquina de solda de plástico" é apresentado aqui. Se você planeja comprar uma máquina de solda de plástico, entre em contato conosco !
A RIYANG é uma fabricante profissional de máquinas de solda de plástico personalizadas na China. Oferecemos uma ampla gama de produtos para atender às necessidades de projetos em campo e em oficinas. Nossos produtos operam em todo o mundo devido à sua confiabilidade, criatividade e custo-benefício. Na RIYANG, temos o compromisso de fabricar máquinas confiáveis para todas as aplicações e garantir que sua escolha seja a correta.